Economia de Água

Neste post vamos falar um pouco sobre o nosso bem mais precioso, A ÁGUA (mais precisamente sobre a economia deste bem tão precioso).

O Brasil possui cerca de 16% da água doce do mundo, porém devido à péssima gestão dos recursos hídricos, o país passou por graves crises de abastecimento, o que ainda pode ocorrer caso a cultura de prevenção não seja disseminada, e isso deve passar obrigatoriamente por políticas públicas. Enquanto as autoridades não fazem o seu papel, é cada vez mais importante o engajamento da população no que tange o tema e a consequente adoção de práticas sustentáveis, seja pela consciência ambiental ou pelo alívio no bolso.

A organização das nações unidas (ONU) recomenda que uma pessoa utilize apenas 110 litros/dia, porem a quantidade de água demandada pela população brasileira é muito maior. Em todo e qualquer projeto de instalações hidráulicas, o profissional leva em consideração o consumo médio diário de acordo com o tipo de construção e a atividade, conforme normas técnicas vigentes.

Tipo de construção Consumo médio (litros/dia)
Alojamentos provisórios 80 por pessoa
Casas populares ou rurais 120 por pessoa
Residências 150 por pessoa
Apartamentos 200 por pessoa
Hotéis (s/cozinha e s/ lavanderia) 120 por hóspede
Escolas – internatos 150 por pessoa
Escolas – semi internatos 100 por pessoa
Escolas – externatos 50 por pessoa
Quartéis 150 por pessoa
Edifícios públicos ou comerciais 50 por pessoa
Escritórios 50 por pessoa
Cinemas e teatros 2 por lugar
Templos 2 por lugar
Restaurantes e similares 25 por refeição
Garagens 50 por automóvel
Lavanderias 30 por kg de roupa seca
Mercados 5 por m² de área
Matadouros – animais de grande porte 300 por cabeça abatida
Matadouros – animais de pequeno porte 150 por cabeça abatida
Postos de serviço p/ automóveis 150 por veículo
Cavalariças 100 por cavalo
Jardins 1,5 por m²
Orfanato, asilo, berçário 150 por pessoa
Ambulatório 25 por pessoa
Creche 50 por pessoa
Oficina de costura 50 por pessoa

O ideal é manter o consumo dentro desta faixa. A adoção de algumas ações simples no dia a dia faz uma grande diferença no consumo ao final do mês.

Dicas para minimizar o consumo de água

Cubra a piscina: Esta medida, além de prevenir a sujeira, reduz a evaporação em 90%, podendo chegar a uma economia mensal de 370 litros.

Use o regador: Utilize o regador ao invés da mangueira para regar as plantas e dê preferência para fazê-lo no período noturno, isso diminui as perdas com evaporação.

Lave o carro a seco: Opte por usar um líquido em spray e panos descartáveis ou de microfibra. Veja aqui o passo a passo para a lavagem a seco

Cheque os vazamentos: É extremamente importante fazer inspeções periódicas para checar se há vazamentos de água no prédio e acompanhar o consumo, diariamente se possível. Veja aqui algumas dicas para a execução de vistorias.

Troque os vasos sanitários: Os modelos com caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga. Para as áreas comuns, existem mictórios a seco.

Utilize vassoura: Usar a vassoura para varrer a calçada e não a mangueira, isso gera uma economia de 279 litros a cada 15 minutos.

Individualize a água: No caso de condomínios, isso estimula a economia, pois cada morador pagará o seu próprio consumo.

Captação de água da chuva: A implementação de um sistema de captação de água pode ajudar muito na economia. A água pode ser utilizada para limpeza, regar as plantas e até mesmo para a descarga.

O portal G1 disponibilizou uma ferramenta bastante intuitiva e interativa para verificar se você está consumindo mais do que o necessário na sua residência, clique aqui e confira.

O que você acharia de reduzir em até 40% a conta de água do seu condomínio / empreendimento e pagar o projeto apenas com uma parcela dessa economia? Clique aqui e entre em contato conosco

A Engenharia nos oferece diversas ferramentas para economizar água e a BMONT Engenharia se coloca a disposição para implementação dessas medidas ou mesmo prestando consultoria para propor alternativas.

Alguns exemplos de projetos sustentáveis:

Shopping trata próprio esgoto e produz 2,5 milhões de litros de água de reúso/mês

Masp poupa 40% de água com instalação de equipamentos redutores de consumo

Rede de restaurantes reaproveita água do ar condicionado e poupa 12 mil litros/mês

Write a comment